É a cirurgia estética indicada para retirada do excesso de pele e gordura na região da barriga e, por consequência, também permite a remoção de estrias abaixo da área do umbigo. Pode ser associada à lipoaspiração, que visa melhorar o contorno corporal.
Esse procedimento é indicado para pós-gravidez ou para pessoas que tiveram uma grande perda de peso com sobra de pele na região.
O tempo de duração pode variar bastante de um caso para outro, porém, na maior parte dos casos, dura três horas e requer de 1 a 2 dias de internação.
O uso de uma malha compressora de tamanho adequado ao paciente, também conhecida como cinta pós-cirúrgica, será exigido pelo período de, no mínimo, 35 dias após o procedimento.
Esforços físicos como carregar peso devem ser evitados, mas pequenas caminhadas dentro de casa são recomendáveis para evitar a trombose.
Até que o médico libere, é preciso evitar dirigir e usar roupas apertadas, como calça jeans ou roupas íntimas muito justas. É fundamental ter cuidado ao se senta evitando esticar demais o tronco ou se curvar para frente. Calor excessivo, exposição ao sol e compressas quentes no local da sutura da abdominoplastia também devem ser evitados.